22.10.12

Exposição de contadores no Pavilhão da Água

Inaugura hoje no Pavilhão da Água a exposição temporária "Evolução histórica dos contadores de água" que estará patente até Agosto de 2013.

Nesta exposição pretende-se resumir a evolução histórica dos contadores domésticos de água potável fria, desde 1915 até à atualidade, e o seu papel fulcral no abastecimento de água às habitações da cidade do Porto.

Estão expostos 14 aparelhos que foram utilizados nas últimas décadas, dois dos quais se encontram cortados para mostrar o seu mecanismo interno e os seus componentes.

Se recuarmos aos anos 70 do século XX, verificamos que os contadores de água eram de origem mecânica utilizando um sistema de rodas dentadas. A partir da década de 90 evoluíram para um sistema de origem magnética, o que quer dizer que utilizam um sistema de magnetes.

Nos equipamentos atuais, destaca-se a quase inexistência de peças oxidáveis e o seu alto nível de sensibilidade, rigor e solidez, mesmo em condições meteorológicas desfavoráveis.



Visite o Pavilhão da água e contemple esta enriquecedora exposição.

1.10.12

Dia Nacional da Água

Água, fonte de vida!

- Bem essencial à vida;
- Recurso limitado e vulnerável;
- A cada dia que passa existe mais procura do que oferta;
- A água é considerada o "ouro" deste século;

Neste dia Nacional da Água é sempre importante falar sobre este recurso fundamental à sobrevivência de todos nós deixando alguns dados importantes:

- A água do Planeta que pode ser consumida pelo ser humano é menos de 1%;
- 20% das águas superficiais na União Europeia estão gravemente ameaçadas pela poluição;
- O aumento da população, as actividades agricolas, o desenvolvimento industrial, a poluição e o desperdício são factores responsáveis pela falta de água;
- Cada Português gasta em média entre 100 a 180 litros de água por dia;
- Nos países mais pobres, as mulheres caminham Kilometros para captarem pequenas quantidades de água e muitas vezes essa água é imprópria para consumo;

Não desperdiçar pode ajudar a evitar os cenários que quase põem em causa a sobrevivência da espécie humana.
Ajude a preservar e poupar água nas suas rotinas do dia-a-dia!
Todos juntos somos mais fortes!