20.3.08

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


As Nações Unidas, através da resolução A/RES/47/193, de 22 de Dezembro de 1992, declararam o dia 22 de MARÇO DE CADA ANO COMO O DIA MUNDIAL DA ÁGUA.


Este dia tem sido marcado, desde 1993, com iniciativas várias nacionais e internacionais com o intuito de sensibilizar o público em geral para a necessidade de conservar os recursos hídricos e para algumas questões em particular, também relacionadas com a água.


Este ano, no Pavilhão, no Sábado, Dia Mundial da Água, os visitantes serão convidados a participarem num passatempo, sugerindo dicas para POUPAR ÁGUA. As dicas mais originais serão premiadas.

No nosso planeta há locais mais vulneráveis que outros a desastres naturais associados ao elemento água, como inundações e secas, deslizamentos de terra, avalanches e tempestades. Os efeitos destes desastres resultam não só das condições geológicas e meteorológicas locais (há solos menos produtivos, mais susceptíveis à erosão e degradação do que outros) como também do nível de desenvolvimento humano local (nomeadamente em termos de actividades económicas), sendo mais severos nos países em desenvolvimento. Tome-se o exemplo do ineficiente ordenamento do território, que permite o crescimento imobiliário irracional e a destruição de florestas e vegetação ripícola em zonas inundáveis, tendo conduzido ao aumento do número de pessoas afectadas pelas inundações.

1 comentário:

Anónimo disse...

o paivlhão sempre a educar!!!