22 de Março - Dia Mundial da Água - Pavilhão da Água
No passado dia 22 de Março no Pavilhão da Água apresentou-se o projecto "Porto, uma cidade sensível à Água"
Este projecto trata-se de um documento que engloba o combate às perdas de água, a poupança de energia, a total cobertura da cidade com uma rede moderna de saneamento, a reabilitação das ribeiras urbanas, a qualificação das praias (Bandeira Azul) e a educação Ambiental no Pavilhão da Água, recentemente integrado na Empresa Municipal Águas do Porto, responsável pela gestão integral do ciclo urbano da Água na cidade, sujeita actualmente a um permanente controlo de qualidade.
Neste dia comemorativo, ficou igualmente demonstrado como uma criança pode poupar o suficiente para pagar a conta da Água em sua casa, o que, em muitos casos, pode conduzir a uma poupança anual superior a 500 euros por familia.
Esta foi, de resto, uma das principais tónicas da mensagem que o Professor Poças Martins pretendeu inculcar no espirito dos adultos, justamente através de uma acção perseverante e pedagógica junto das crianças e jovens.
A necessidade de exercer pedagogia e sensibilização nesse dominio foi também sublinhada pelo Dr. Álvaro Castello-Branco, que fez questão de recordar o facto de se tratar de um recurso finito, cuja evolução do preço ao consumidor se tem mantido abaixo do valor da inflação, devido - em sua opinião - ao modo rigoroso e equilibrado como a empresa municipal Águas do Porto tem vindo a ser gerida.
As comemorações do Dia Mundial da Água foram aproveitadas para, juntamente com a Administração da Região Hidrográfica do Norte, I.P. (ARH do Norte, I.P.), distinguir os vencedores da primeira edição do Prémio Dr. Francisco da Fonseca Henriques, nas áreas da Investigação, Desenvolvimento e Inovação; Ensino e Formação; Comunicação e Cidadania e Eco-Design.
Sem comentários:
Enviar um comentário