23.11.12

Exposição de resíduos transformados em Arte

Venha visitar o Pavilhão da Água e contemple uma exposição de resíduos transformados em Arte, patente neste Pavilhão de 23 de Novembro a 14 de Dezembro.

O Projecto Pular a cerca na Cª do Rugby/Programa Escolhas, em parceria com o Pavilhão da Água inaugura hoje uma interessante exposição do artesão António Fernando dedicada à Água no Porto:
"De gota em gota...fontes, fontanários e chafarizes".

 Desta exposição fazem parte 36 peças, as quais constituem réplicas das fontes, fontanários e chafarizes mais emblemáticas da Cidade.


Esta exposição está integrada num ciclo de exposições deste artesão intitulado "Porto Revisto - Os Resíduos Transformados em Arte".

Neste dia será ainda apresentado a 5º edição temática do catálogo com o mesmo nome, na qual estão compiladas as 36 fontes, chafarizes e fontanários. O seu prefácio foi escrito pelo historiador Joel Cleto.



Notas Biográficas do Artesão António Fernando:


António Fernando nasceu a 6 de Janeiro de 1932, na Freguesia do Bonfim. Viveu parte significativa da sua vida na Freguesia de Miragaia. Vive, actualmente, no Bairro do Cerco do Porto, Freguesia de Campanhã. Depois de 52 anos de profissão de encadernador, António Fernando, reformado, vai ocupando os seus tempos de uma forma muito especial: constrói maquetas, talhando Tempos e Lugares, Ícones de pequeno tamanho, capazes de retratar a Cidade, traçar Percursos, guardar Memórias.

Estas maquetas são construídas a partir de materiais reciclados, tais como caixas de fruta em madeira, tecido, cartão canelado, latas de refrigerantes, fios elétricos,… Assim, de resíduos nasce a arte de um homem que ocupa os seus dias a retratar a Cidade do Porto.



Sem comentários: